86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O Varejo e a ‘Nova Gestão GPS Social’

Porque Nova Gestão? Porque GPS? Porque Social? Nós somos melhores do que qualquer um de nós.
 
Vivemos uma era de transição dos territórios dos negócios, uma nova definição do Market Platz – Praça do Mercado – onde os processos de consumo contém um ingrediente de ferramentas que emulam o pensamento. Eu sei que este pensamento parece hermético, mas que tal desenvolvermos um pouco mais?
 
Porque Nova Gestão? Porque GPS? Porque Social?
 
Trata-se de uma proposta de um modelo mental para a nova gestão empresarial, um processo de tomada de decisões baseado no mindset da ‘Gestão GPS Social’: – Errou o caminho? O software mental do novo empreendedor não se importa com o erro, refaz a rota!
 
O cenário tecnológico recente é uma explosão de recursos e a revolução digital criou novas plataformas que permitem serviços (relacionamentos socias) numa economia colaborativa que só é possível com as ferramentas da internet. Fluxos de dados e conhecimento compartilhados criam uma pressão diária sobre as organizações, rede de colaboradores e usuários, alterando radicalmente as relações interativas entre os participantes do ecossistema.
 
Novos modelos de negócios, de muito sucesso, estão epocando por toda parte no planeta. É uma explosão acelerada da economia mundial liderada pelas startups, impensáveis pelo modelo industrial, da produção e posse. Estas empresas estão assentadas em servir ao ser humano, primeiramente, criando audiência para sua voz e monetizando por adesão, uma dinâmica muito diferente da transacional, mais apoiada no relacional, no impacto social.
 
A colaboração criativa é a tônica de empreender nos novos tempos para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços. Isto implica centrar as organizações no ser-humano-Natureza, acelerando os processos de busca da Inovação continuada. Este fenômeno ocorre praticamente em todas as sociedades conectadas.
 
Neste novo ambiente os gestores tem poucos modelos para referência, pois quase tudo não tem precedente na história. Isto implica enorme esforço intelectual para romper barreiras de pensamento articulado na criação de destinos para suas empresas.
 
Proponho um modelo de pensamento para a gestão das empresas – Gestão GPS Social. Um gerenciador das decisões apoiado em três fundamentos: Inovação + Conhecimento + Construção de rotas. Assim, na criação do destino de seus negócios, estes precisam ser inovadores norteando todas as decisões. A Inovação é a bússola para o destino. Por outro lado, um determinado acervo de conhecimentos são necessários distribuídos pela organização, que deve ser alimentado continuadamente. O Conhecimento compartilhado funciona como combustível para melhor navegar nestes tempos de hiper-conectividade e compartilhamento de informações. E, não menos importante, é a Construção da Rota para o destino, que na atualidade conta com a colaboração de todos os que navegam no território, onde o melhor exemplo é o aplicativo Waze.
 
O novo gestor sabe lidar com o erro, reconstruindo a rota e internalizando as colaborações ao seu conhecimento.
 
Fonte: O negócio do varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário